Quando Deus fala conosco, seu primeiro objetivo é que compreendamos a verdade. Ele deseja que compreendamos plenamente o que está dizendo. Se o único idioma que falamos é o português, Deus não vai se comunicar conosco em hebraico, russo ou chinês.Quando, às vezes, a voz de Deus parece indistinta, não é porque lhe falte clareza, e sim porque há em nossa vida algo que impede a audição clara de sua voz.
Creio que Deus tem três áreas principais que Ele deseja que compreendamos. Primeiramente, na categoria da verdade, Deus quer que conheçamos a verdade sobre Ele mesmo. Quer que não só falemos de sua majestade, sua santidade, seu poder, seu amor, sua graça e sua alegria, mas que nos apropriemos desses seus atributos. Quando começarmos a compreender essas grandiosas verdades sobre a pessoa de Deus, nossas vidas serão enriquecidas, capacitadas e energizadas.
Em segundo lugar, Deus quer que conheçamos a verdade sobre nós mesmos. Deus quer que compreendamos nossa importância no esquema geral de seus planos eternos e que lembremos que nossas peculiaridades às vezes nos prejudicam. Acima de tudo, porém, Deus quer que saibamos qual é nossa posição e quais são os privilégios que nossa posição em Cristo nos oferece.
Em terceiro lugar, Ele quer que conheçamos a verdade sobre outras pessoas. Deus quer que as vejamos não mais à luz de nossa sabedoria terrena, mas como seus instrumentos escolhidos e como suas criaturas.
(Trecho extraído do livro "Como ouvir a voz de Deus" de Charles Stanley - Editora United Press.)