sexta-feira, dezembro 10, 2010

Objetivo Maior da Palavra de Deus



"Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade" (João 17:17)


          O grande propósito da Palavra de Deus é tornar-nos santos. Nenhuma persistência ou sucesso no estudo bíblico trará proveito para nós se não nos fizer pessoas mais humildes e mais santas. Tem de ser esse nosso objetivo todas as vezes que lermos as santas Escrituras. Na maioria das vezes, a leitura da Bíblia produz tão pouco resultado para tornar o caráter semelhante ao de Cristo, porque o cristão não procura verdadeiramente a salvação, pela santificação do ESPÍRITO e da crença na verdade. As pessoas acham que, se estudarem a Palavra e aceitarem suas verdades, isso irá de algum modo, por si mesmo, beneficiá-las. Mas a experiência demonstra que tal não acontece. O fruto - o caráter santo, a vida consagrada, o poder de abençoar os outros - não vem pela simples razão de que somente conseguimos aquilo que procuramos. Cristo deu-nos a Palavra de Deus para tornar-nos santos. Somente quando fazemos da santidade nosso propósito explícito em todo o estudo bíblico é que a verdade nos é revelada. Essa verdade não é a verdade doutrinária, mas a verdade divina cheia de poder, que transmite a própria vida de Deus nela contida, como se fosse uma semente.


"Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade" (João 17:17)

          Só o próprio Deus nos pode tornar santos pela sua Palavra. A Palavra, separada de Deus e da sua influência direta, nada opera. A Palavra é um instrumento; o próprio Deus deve usá-la. Somente Deus é santo. Só Ele pode conceder santidade. O extraordinário valor da Palavra de Deus é ser ela o agente da santidade divina. O terrível engano de muitos é se esquecer de que só Deus pode usá-la ou torná-la eficaz. Não é suficiente que eu tenha acesso aos remédios. Preciso de uma receita. Sem o médico, o uso que faço dos remédios pode ser fatal. Aconteceu o mesmo com os escribas. Eles se vangloriavam da lei de Deus; deleitavam-se no estudo das Escrituras e, mesmo assim, não estavam santificados. A Palavra não os santificou porque eles não procuraram santificação na Palavra e não se submeteram a Deus para que Ele os santificasse.



(Extraído do livro "A vida interior" de Andrew Murray - Editora Vida)


Hebreus 1: 1 a 4

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

Tendo se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles."