terça-feira, outubro 19, 2010

A Redescoberta da Santidade


Este livro comecei a ler no início do ano e terminei agora, quase junto com "A mensagem da cruz".
"A redescoberta da santidade", de J. I. Packer pode parecer cansativo, já que o escritor é um teólogo. Mas não chegou a aborrecer-me. Ler esse livro foi uma experiência muito interessante, pois parece que à medida que o lemos, ficamos mais sensíveis às coisas espirituais. Pelo fato de Packer ser um teólogo (rs) a leitura, em si, é meio cansativa. Mas a unção é especial. Packer é um expositor profundo e crítico, não alheio à realidade. Claro que recomendo. Segue uma pequena amostra para apreciação:
" O mundo secular nunca compreende a motivação cristã. Confrontados com a questão do que faz dos cristãos pessoas confiantes, os incrédulos sustentam a idéia de que o Cristianismo só atua em defesa dos seus próprios interesses. Eles vêem os cristãos como pessoas que temem as consequências de não ser cristão (a religião como um seguro contra incêndio) ou que sentem a necessidade de ajuda e apoio para alcançar seus objetivos (a religião como muleta), ou que desejam manter uma identidade social (a religião como uma marca de respeitabilidade). Sem dúvida, todas estas motivações podem ser encontradas entre os membros das igrejas: seria fútil contestar isso. Contudo, assim como um cavalo quando trazido para dentro de casa, não se torna um ser humano, também uma motivação que visa o seu próprio interesse, quando trazido para dentro da igreja, não se torna algo cristão, nem a santidade será nome certo para designar as rotinas religiosas, consequentemente, motivadas."


0 comentários:

Postar um comentário

Hebreus 1: 1 a 4

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

Tendo se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles."