segunda-feira, outubro 10, 2011

Como Identificar a Voz de Deus 02

Há várias outras maneiras pelas quais podemos distinguir a natureza divina da voz de Deus:

OS EFEITOS SOBRE OUTRAS PESSOAS = Deus se preocupa acerca da influência que, como crentes, estamos exercendo sobre a vida de outras pessoas. Se houver naquilo que ouvimos qualquer aspereza ou rudeza contra outros, isso não vem de Deus. Deus nunca fala sobre nossas vidas. Ele fala sobre nossa rendição. Fala sobre nossa entrega. Fala sobre nossa crucificação, nossa morte. Fala sobre amarmos nosso irmão, levarmos as cargas uns dos outros, encorajarmo-nos mutuamente, não fazer os outros tropeçarem. Satanás nos diz que podemos fazer o que quisermos, que não precisamos nos incomodar com os efeitos ondulados de nossas vidas sobre outras pessoas. Ele diz que cada pessoa é uma ilha em si mesma, e que só precisamos agradar o número um, nós mesmos.

PACIÊNCIA = Nunca, nas Escrituras, Deus ordena a qualquer pessoa apressar-se a tomar uma decisão. Não é assim que Ele age. Embora haja ocasiões em que precisamos de uma resposta rápida da parte de Deus, Ele jamais nos ordena que avancemos às cegas. Talvez tenhamos de agir depressa, mas podemos agir depressa dentro da vontade de Deus, sem nos precipitarmos numa situação.
Satanás sempre nos anima a agirmos imediatamente, porque sabe que, se pararmos e pensarmos o bastante, iremos mudar de idéia. Quantas pessoas já tomaram decisões das quais se arrependeram pelo resto de suas vidas? [...] Se sentirmos um ímpeto incontrolável de agirmos espontaneamente, é melhor puxarmos as rédeas. Deus está interessado em ter todos os detalhes em seu lugar apropriado.

CONSIDERAR AS CONSEQUENCIAS = Satanás nos diz: "Ande logo, vá em frente, tome a decisão, não se preocupe com as consequencias". Deus, todavia, está interessado nas consequencias de nossas ações e preocupado com elas. Ao examinarmos nossas vidas, quantos de nós, se tivéssemos considerado as consequencias de uma decisão, teríamos feito as mesmas escolhas? Certamente todos gostaríamos de mudar algumas dessas escolhas.
... O Novo Testamento é claro quanto a consideramos as consequencias de nossas decisões. Sempre que Deus fala, Ele tem em vista o nosso futuro e nos fará perguntar: "Se eu tomar esta decisão, o que acontecerá à minha família, ao meu emprego, ao meu andar com o Senhor?" Deus não é apenas o Deus de hoje, é também o Deus de amanhã.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Como Identificar a Voz de Deus 01

# COERENTE COM A PALAVRA = A voz de Deus jamais manda que nos envolvamos com qualquer atividade ou relacionamento que seja incoerente com as Sagradas Escrituras [...]. É por isso que, se neglicenciarmos a Palavra de Deus e não a escondermos em nossas vidas, seremos facilmente enganados quando satanás se colocar em nosso caminho. Uma vez que o Deus Onipotente nunca nos ordena fazer qualquer coisa que contrarie a sua Palavra, quanto melhor a conhecermos, mais prontamente identificaremos sua voz quando Ele falar.

# CONFLITO COM A SABEDORIA HUMANA = Embora haja exceções, de modo geral, quando Deus exige algo de você, isso irá se chocar contra o que lhe parece ser o curso de ação natural e razoável. Jesus disse que, quando uma pessoa bater em sua face direita, você deve oferecer-lhe a outra (Mateus 5:39). Essa não é uma ordem razoável. Ele também disse que, se alguém o obrigar a caminhar uma milha, você deve caminhar alegremente duas milhas. Essa ordem também não é razoável.
O profeta Isaías resumiu isso nos seguintes termos:


Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55: 8-9).


Jesus geralmente fazia o oposto do que o povo esperava. Se sentirmos a correnteza do mundo a nos puxar e o que ouvimos de Deus parecer razoável e racional, então é melhor ficarmos atentos.

# CONFLITO COM A NATUREZA CARNAL = Deus jamais nos pedirá que façamos algo que gratifique a nossa carne. Não quero dizer com isso que Deus seja contra a alegria. Ele é a favor da alegria, mas da alegria que vem por meios que o agradem e tragam uma realização salutar, não a gratificação instantânea da carne.
Se o que ouvimos nos estimula a satisfazer a nossa carne, a deixar de lado o que todos dizem, a fazer aquilo que nos agrada, então podemos estar certos de que essa voz não vem de Deus.

# DESAFIO À FÉ = Deus está sempre desafiando a nossa fé. Assim, fortalece nosso relacionamento com Ele e nos ajuda a crescer na intimidade com Ele. Quando erguemos nossas petições ao SENHOR, devemos sempr nos perguntar se elas irão desafiar nossa fé. Nem toda decisão que tomarmos exigirá necessariamente grande fé, mas, ao tomar aquelas decisões em que não temos certeza de estar ouvindo a voz de Deus, fazer essa pergunta nos ajudará a determinar a origem da voz.

# CORAGEM = Quando Deus fala, muitas vezes sua voz exige um ato de coragem de nossa parte.

(Trecho extraído do livro "Como ouvir a voz de Deus" de Charles Stanley - Editora United Press.)



segunda-feira, outubro 03, 2011

O objetivo de Deus na comunicação

           Quando Deus fala conosco, seu primeiro objetivo é que compreendamos a verdade. Ele deseja que compreendamos plenamente o que está dizendo. Se o único idioma que falamos é o português, Deus não vai se comunicar conosco em hebraico, russo ou chinês.Quando, às vezes, a voz de Deus parece indistinta, não é porque lhe falte clareza, e sim porque há em nossa vida algo que impede a audição clara de sua voz.

          Creio que Deus tem três áreas principais que Ele deseja que compreendamos. Primeiramente, na categoria da verdade, Deus quer que conheçamos a verdade sobre Ele mesmo. Quer que não só falemos de sua majestade, sua santidade, seu poder, seu amor, sua graça e sua alegria, mas que nos apropriemos desses seus atributos. Quando começarmos a compreender essas grandiosas verdades sobre a pessoa de Deus, nossas vidas serão enriquecidas, capacitadas e energizadas.

          Em segundo lugar, Deus quer que conheçamos a verdade sobre nós mesmos. Deus quer que compreendamos nossa importância no esquema geral de seus planos eternos e que lembremos que nossas peculiaridades às vezes nos prejudicam. Acima de tudo, porém, Deus quer que saibamos qual é nossa posição e quais são os privilégios que nossa posição em Cristo nos oferece.

           Em terceiro lugar, Ele quer que conheçamos a verdade sobre outras pessoas. Deus quer que as vejamos não mais à luz de nossa sabedoria terrena, mas como seus instrumentos escolhidos e como suas criaturas.

 
(Trecho extraído do livro "Como ouvir a voz de Deus" de Charles Stanley - Editora United Press.)


sábado, outubro 01, 2011

Como Deus fala hoje

A maneira principal como Deus fala hoje é por meio da sua Palavra.

Um segundo método de que Deus se utiliza para falar conosco hoje é por meio do Espírito Santo. Na verdade, a maneira principal pela qual Jesus falou no Novo Testamento foi pelo Espírito Santo. Hoje, Deus ainda fala ao nosso espírito pelo seu Espírito que vive, habita e permanece em nós. Se andarmos diariamente no Espírito, submissos ao seu poder, temos o direito de esperar ouvir de Deus tudo aquilo de que precisamos. O Espírito Santo que vive em nós e fala conosco deveria ser a marca natural de nosso estilo de vida como crentes.

Uma terceira maneira como Deus nos fala é por meio de outras pessoas (pessoas piedosas).

Uma quarta maneira como Deus nos fala é por intermédio das circunstâncias.

 
(Trecho extraído do livro "Como ouvir a voz de Deus" de Charles Stanley - Editora United Press.)


Hebreus 1: 1 a 4

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

Tendo se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles."